ARIS Ceará participa de Audiência Pública em Nova Russas

O Encontro teve como tema "Planejar para Sanear: debatendo a expansão do Saneamento Básico em Nova Russas

img
#Planejamento POR CAMILA 24 DE AGOSTO DE 2023

A diretoria da Aris Ceará, representada pelo seu presidente, Alexandre Diógenes e pelo diretor técnico, Cristiano Cardoso, esteve presente, no dia 22 de agosto último, em audiência pública na cidade de Nova Russas, juntamente com membros do Ministério Público do Ceará e representantes do SAAE do município. A reunião, intitulada "Planejar para Sanear - debatendo a expansão do saneamento básico em Nova Russas, teve como principal objetivo debater a importância e os principais encaminhamentos para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, instrumento para planejar a expansão do SANEAR - Programa de Saneamento Básico, na cidade. Também estiveram presentes estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, reprensentantes de associações comunitárias e população em geral, secretários municipais e representantes da Câmara dos Vereadores.

Segundo o diretor de RH do SAAE Nova Russas, Anselmo Theodoro, o encontro foi de grande relevância para dar melhor encaminhamento ao plano de saneamento e incentivar a criação de novas ligações de esgoto, bem como a criação da chamada tarifa social, entre outros. "Queremos atingir a meta de, até 2033, termos 90% de esgotamento no município".

O idealizador do encontro, Jonas Veprinsky Mehl, promotor da Promotoria de Justiça de Nova Russas, ressaltou que o encontro foi resultado de diversas reuniões que o Ministério Público vem conduzindo com a gestão do município. "Foi constatada uma deficiência do serviço no município, uma realidade que se repete em outras localidades. Hoje Nova Russas está bastante distante das metas de universalização previstas pelo Novo Marco do Saneamento Básico, bem como foi constatado que o município não tinha um plano municipal de saneamento básico e que não havia regulação do município. Essa é uma exigência do Novo Marco. Então discutimos em cima desses temas: elaboração de um plano para saneamento básico e regulação do serviço", explica.

Diversos grupos participaram e puderam contribuir com a audiência. A ARIS ressalta que a regulação do serviço de saneamento básico de uma cidade, além de obrigatória, vem para contribuir com bons exemplos, fiscalizar e encontrar soluções para melhorar cada vez mais a prestação do serviço.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito