I Seminário ARIS CE de Tecnologia e Gestão no Saneamento acontece em Sobral

O encontro acontecerá nos dias 16 e 17 de janeiro no auditório da Faculdade Luciano Feijão

#Agenda POR CAMILA 15 DE JANEIRO DE 2024

Com o objetivo de promover o compartilhamento de soluções tecnológicas para a eficientização da prestação de serviços de água e esgoto, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS CE) vai promover o I Seminário ARIS CE de Tecnologia e Gestão no Saneamento.

A programação será diversificada e voltada para assuntos relacionados ao saneamento básico e integração entre municípios. Dentre os convidados, Demétrius Jung, diretor geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan) irá falar sobre o "Programa de Redução de Perdas e de Eficiência Energética da Agesan: Soluções práticas e como começar". Jung explica que esse programa vem buscando a eficiência dos prestadores de serviço no Rio Grande do Sul:

"Como os prestadores de serviço estão mais focados em levar água para os usuários, às vezes acontecem perdas nesse caminho, sejam perdas comerciais, perdas aparentes, entre outras. Então o nosso programa leva a possibilidade de aumentar a eficiência, tanto na questão de redução de perdas, como também na questão de eficiência energética, que é um dos maiores custos, na prestação do serviço. Nós vamos apresentar de maneira prática como implantar esse programa de redução de perdas juntamente com o programa de eficiência energética", reforça o diretor.

Outro ponto importante que será discutido é o mercado livre de energia. Hoje, esse é um dos principais insumos para a prestação de serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos, porém, é também um dos maiores escarnecedores dessa prestação de serviço, representando entre 25% a 40% dos custos operacionais dos SAAEs no Ceará. "Dessa forma, serão discutidos e apresentados mecanismos de eficientização do uso e da aquisição de energia, que é essencial para o progresso da qualidade do serviço", ressalta o diretor-técnico da ARIS CE, Cristiano Cardoso.

O evento ainda contará com uma visita técnica aos Jardins Filtrantes de Sobral, além da apresentação de dois cases de Sucesso em gestão e tecnologia, uma relacionado a gestão administrativa do SAAE de Pindoretama e outro da Automação de Abastecimento da SAAEC do Crato.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link que está no final dessa notícia.

Mas atenção: a organização informa que as vagas são limitadas! Entre os apoiadores estão: Prefeitura Municipal de Sobral, SAAEC, SAAE Pindoretama, SAAE Sobral, AGESAN-RS, ASSEMAE, Way sustentabilidade e Newave, Pacto pelo Saneamento Básico e Faculdade Luciano Feijão.

Confira a programação completa:

1º dia (16-01-2024)

8h30: Inovação e alternativas em gestão administrativa e financeira para serviços municipais de abastecimento e esgotamento.

Facilitadores: Felipe Xavier Costa e Áquila José Fonseca Araújo Gondim (SAAE Pindoretama)

10h: Intervalo

10h30: Programa de redução de perdas e de eficiência energética da Agesan: soluções práticas e como começar.

Facilitadores: Demétrius Jung e Vagner Gerhardt Mâncio (Agesan - Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul)

13h30: Jardins Filtrantes do Riacho Pajeú: aplicação de soluções baseadas na natureza para o saneamento

Facilitadora: Úrsula Priscyla Santana Nóbrega - Agência Municipal de Meio Ambiental de Sobral (AMA)

14h15: Visita aos Jardins Filtrantes do Riacho Pajeú: aplicação de soluções baseadas na natureza para o Saneamento - Grupo I

15h15: Visita aos Jardins Filtrantes do Riacho Pajeú: aplicação de soluções baseadas na natureza para o Saneamento - Grupo II

16h15: Visita aos Jardins Filtrantes do Riacho Pajeú: aplicação de soluções baseadas na natureza para o Saneamento - Grupo III

2º Dia - (17-01-2024)

08h: Automação e monitoramento de sistemas de captação e abastecimento.

Facilitador: Orlean Rafael (SAAEC Crato)

09h: Mercado livre de energia: possibilidades e desafios.

Facilitadores: Simon Ráfaga e Vagner Pereira Barbosa (Way Sustentabilidade e Newave)

I Seminário ARIS CE de Tecnologia e Gestão no Saneamento

Quando: 16 e 17 de janeiro

Onde: Auditório da Faculdade Luciano Feijão (R. José Lopes Ponte, 400 - Dom Expedito, Sobral - CE)

Horário: a partir das 8h para Credenciamento

Links

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito